CONDOMÍNIOS

Departamento de Assistência para Condomínios

No desenvolvimento de nossa atividade de prestação de serviços aos Condomínios, temos constatado o quanto se tornou útil aos síndicos e administradores os serviços da contabilidade.
Estamos em constante aprimoramento nesta área de atividade, identificando as necessidades de nossos clientes, orientando procedimentos, recebendo sugestões, etc.
Temos funcionários responsáveis por cada área de trabalho, no pessoal, contábil e fiscal, cumprimos os compromissos firmados com nossos clientes

Principais serviços para assistência para condomínios:

   1. ATENDIMENTO
Priorizamos muito o contato com nossos clientes. Além do expediente normal, onde os interessados são atendidos pessoalmente, também podem solicitar nossos serviços por telefone e via e-mail. Iremos atendê-los prontamente.

   2. DEMONSTRATIVOS MENSAIS
Realizamos a prestação de contas mensalmente através do Demonstrativo Mensal. Acondicionamento de toda a movimentação mensal em pastas, encadernados e numeradas, contendo Termo de Aprovação, com espaço para Considerações Finais de Sindico, Subsíndico e Conselho Fiscal. Este documento é acompanhado dos comprovantes de recebimentos e de pagamentos; dos saldos das contas bancárias; lista de inadimplentes mensal, etc.
Opção de Boleto com demonstrativo na mesma folha.
Procuramos sempre o modelo que transmita de uma forma mais simples, clara e bem objetiva as informações de Receita e Despesas, onde os condôminos, por mais leigos que sejam, possam saber como esta a situação do Condomínio.
Elaboração da previsão orçamentária mensal e anual, analise e revisão dos custos do condomínio, sugerindo adequações ao sindico e conselheiros.

   3. COBRANÇA
Emitimos e enviamos aos condôminos boletos para pagamento de taxa condominial mensal, chamadas extras, fundo de reserva e de outras taxas que o Condomínio assim desejar (todos os boletos são enviados lacrados evitando violação).
Realizamos envios dos boletos com acompanhamento da entrega com comprovante de recebimento.
Este sistema de cobrança é feito eletronicamente. O cliente escolhe o Banco de sua preferência e nós implantamos e operamos os serviços.
Com isto, temos diariamente informações da posição das taxas a receber; o total de taxas recebidas; quantas faltam a receber; os pagamentos feitos em atraso.
Também realizamos cobrança amigável, propomos e acertamos acordos para pagamentos em atraso. Este procedimento é feito aqui mesmo em nosso Escritório com anuência do sindico, quando o condomínio não dispõe de Departamento Jurídico.

   4. ADMINISTRATIVOS
Elaboramos e enviamos aos condôminos Editais de Convocação para as Assembleias. Participamos das mesmas, previamente agendado controlando a presença, esclarecendo dúvidas. Redigimos as respectivas Atas, bem como providenciamos o registro deste documento no Cartório de Títulos e Documentos e Cartório de Registro de Imóveis.
Controlamos o período de mandato dos membros da Diretoria: síndico, administradores, conselho fiscal e consultivo.
Providenciamos os Livros de Atas, Livro de Presença em Assembleias, Livro de Ocorrências.

   5. CORRESPONDÊNCIA E ARQUIVO
Expedimos cartas, circulares, notificações, avisos e advertência sempre que necessário ou solicitado; mantemos cadastro de moradores; coletamos propostas e orçamentos para serviços de conservação, manutenção, limpeza, etc.

   6. VENCIMENTOS E OBRIGAÇÕES
Mantemos um calendário com as principais obrigações do condomínio, tais como o vencimento do Alvará do Bombeiro, Seguro predial, Recarga dos extintores, Limpeza da caixa d água, Dedetização, Para Raio, Contratos em geral, etc.

   7. CONTAS A PAGAR
Controlamos os vencimentos das contas a pagar (luz, água, telefone, seguro, gás, compras a prazo, impostos, etc.).
Emissão de cheques, coleta de assinatura e pagamentos de todas as despesas originarias do Condomínio. Também dispomos dos pagamentos eletronicamente mediante anuência do sindico.

   8. DEPARTAMENTO PESSOAL
Elaboramos folha de pagamento dos funcionários (salário, férias, 13º salário); registros em carteiras; rescisões. Emitimos todas as guias dos impostos trabalhistas (INSS, FGTS, Contribuição do Sindicato da Categoria, IRRF, PIS, etc); elaboração e transmissão das declarações complementares às repartições competentes (GFIP, CAGED, RAIS, etc). Preenchimento e acompanhamento de CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho).
Acompanhamento presencial em homologações sempre seguindo a Convenção Coletiva de cada categoria. Também fiscalizamos os serviços de terceiros, solicitando dos prestadores de serviços os comprovantes de pagamentos aos funcionários, o controle de frequência e as guias das contribuições (FGTS e INSS) recolhidas. Este procedimento é feito periodicamente e de acordo com os serviços aos prestadores.

   9. FISCAL
Com as recentes mudanças na legislação federal e municipal as empresas passaram a ter a responsabilidade de recolher alguns impostos retidos em notas de serviços.
Assim, conferimos as notas, calculamos e emitimos as guias para pagamento dos impostos.
Verificamos a situação no CNPJ do condomínio (obrigatório), bem como regularizamos eventuais problemas de gestões anteriores. Esta regularização se houver, terá um custo à parte, com prévia consulta e autorização do síndico.

   10. JURÍDICO
Assessoramos na alteração da Convenção do Condomínio. Este serviço equivale a uma alteração de contrato, comparado a uma empresa, por esta razão tem um custo à parte.
Também assessoramos na elaboração e alteração do Regimento Interno do Condomínio.
Dispomos de uma parceria com assistência jurídica, para assuntos de interesse do condomínio. Recorremos a este serviço para receber as taxas de Condomínio em atraso. As taxas vencidas e não pagas, depois de decorridos os prazos máximos para pagamento na rede bancária e sem resposta às nossas solicitações de providências, são encaminhadas a este Departamento Jurídico, que passa a ficar responsável pela cobrança. Nestas condições, se ocorrer à cobrança judicial, fica ressalvada as despesas de honorários advocatícios, a serem determinadas em função da ação a ser movida, no seu respectivo custo.

   11. SERVIÇOS NA INTERNET
Utilizamos um programa de administrador de serviços para condomínios que disponibiliza um site “sistema WEB” com publicação dos Demonstrativo Financeiro, fotos, Segunda via de boletos (on-line) e documentos em geral, que poderão ser obtidos, cada condômino recebera uma senha individual para estes serviços.

   12. SERVIÇOS CONTROLE ATIVO FIXO
Controlamos as aquisições de equipamentos em nome do Condomínio, como por exemplo, as bombas d água, máquinas de lavar, escadas, televisores, câmeras, etc.
Sem este controle existe o risco destes equipamentos serem retirados por qualquer pessoa, serem usados indevidamente, entre outros inconvenientes.

   13. SERVIÇOS DE CORTESIA DA SERCON
      √ Busca e entrega de documentos via maloteiro;
      √ Segunda via de boletos bancários eletrônicos;
      √ Preenchimentos de guias (segunda via);
      √ Participação na assembleia ordinária anual;