Você está procurando um

Consultor de planos de negócios?

Teremos prazer em conhecê-lo e entender sobre seus negócios, agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo.

Contato Whatsapp

(12) 3621 5688

Empresas contábeis passam por grandes transformações em 2026

Publicado em 15 de janeiro de 2026
Folha de Londrina

O cenário contábil brasileiro vive um divisor de águas. Longe da imagem de mero "executor de tarefas fiscais", o profissional da contabilidade é convocado a assumir um papel de orientador e estrategista. Em meio a profundas mudanças regulatórias, capitaneadas pela Reforma Tributária, as empresas de contabilidade têm a oportunidade de crescer, redefinindo sua proposta de valor e se tornando parceiras indispensáveis de seus clientes.

A Reforma Tributária, com sua promessa de simplificação e, ao mesmo tempo, a complexidade inerente à transição, exige uma profunda reestruturação na forma como as empresas lidam com suas obrigações fiscais. Para o contador, isso significa ir muito além da conformidade. A nova sistemática de operação e pagamento de impostos demanda um profissional que antecipe cenários, mitigue riscos e identifique oportunidades.

Para transpor a barreira da conformidade fiscal e agregar valor real, as empresas contábeis devem investir em treinamentos e em seu próprio posicionamento no mercado. “Muitos empresários ainda veem a contabilidade como um custo necessário, e é tarefa do contador reverter essa percepção. É preciso mostrar a complexidade das mudanças tributárias e como um profissional estrategicamente preparado pode não só evitar prejuízos, mas também impulsionar o crescimento”, ressalta o empresário contábil e palestrante, Anderson Hernandes.

Não basta ser competente; é fundamental que o cliente perceba e valorize essa competência. “Isso se manifesta ao apresentar resultados concretos, ao se posicionar proativamente, fornecendo informações relevantes e, até mesmo, levantando questionamentos que o cliente ainda não identificou”, comenta Hernandes. Segundo o especialista, a adoção de um modelo de precificação atrelado ao resultado, por exemplo, como uma porcentagem sobre a economia tributária gerada, é uma estratégia que demonstra claramente o retorno do investimento.

"É preciso traduzir para o mercado o que se entrega de valor. Ou seja, é um trabalho que está diretamente relacionado à forma como o contador está construindo sua própria imagem e a da sua empresa no mercado", explica Hernandes, e acrescenta que o contador de hoje e do futuro é um construtor de pontes entre a complexidade legal e a inteligência de negócios, um verdadeiro aliado na jornada de sucesso de cada empresa.

O SESCAP Londrina e região, atento às mudanças do setor contábil, traz no dia 14 de janeiro o palestrante Anderson Hernandes para falar sobre valorização profissional, precificação e estratégias que ajudam as empresas de contabilidade a agregar valor aos seus serviços. O evento é gratuito para associados da entidade, porém as vagas são limitadas, e para participar é obrigatória a inscrição no site sescapldr.com.br. Para não associados, a inscrição é mediante o pagamento de uma taxa no ato da inscrição.

“Hoje, dia 12 de janeiro, Dia do Empresário Contábil, o SESCAP-LDR reforça o papel primordial que as empresas contábeis exercem na economia, atuando como protagonistas das transformações da sociedade, trabalhando de forma incansável para a sustentabilidade dos negócios, seja no comércio, indústria e prestação de serviços”, destaca o presidente do SESCAP-LDR, Euclides Nandes Correia.

Sescap - LDR

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias