Você está procurando um

Consultor de planos de negócios?

Teremos prazer em conhecê-lo e entender sobre seus negócios, agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo.

Contato Whatsapp

(12) 9 9610-7651

Home office pode atrapalhar na produtividade de profissionais contábeis?

Publicado em 04 de dezembro de 2023
Contábeis

O home office tornou-se uma modalidade de trabalho que se estende mesmo após o controle da pandemia da Covid-19.

Embora a modalidade de trabalho 100% remoto tenha recuado desde então, ela ainda segue cinco vezes acima do nível pré-pandemia, segundo pesquisa do grupo americano Pew Research Center.

A pesquisa também revelou que de 2019 até o início de 2023, a parcela de vagas que dizem que os funcionários podem trabalhar remotamente pelo menos alguns dias da semana cresceu mais do que três vezes nos Estados Unidos.

Assim como outras carreiras, diante desse novo cenário com novas possibilidades, a profissão contábil também acabou ficando na mira do trabalho remoto.

Além disso, a empresa poderá contar com a otimização de tempo. As chances de um funcionário atrasar são mínimas, já que não precisará contar com um congestionamento no trânsito, por exemplo.

Outro fator que é benéfico é a redução de custos. Se a empresa não conta com funcionários presencialmente, não terá gasto de energia, internet ou manutenção do escritório.

Vale ainda dizer que, com a evolução da internet e tecnologia, grande parte dos processos e demandas contábeis podem ser resolvidas a distância.

Desvantagens

Levando em consideração os pontos negativos do home office na contabilidade, destaca-se um que é um dos mais preocupantes, a produtividade.

Caso o ambiente de trabalho remoto tenha várias distrações, é evidente que o foco no trabalho pode ser prejudicado.

Além disso, se o trabalhador não estabelecer metas individuais e coletivas, quando trabalha remoto, o seu lado profissional pode perder o foco e, para a contabilidade, a falta de concentração pode ser um dano.

Além disso, quando o contador precisa ter um contato direto com o cliente, estar em home office pode dificultar isso, já que reuniões virtuais podem ser o caminho para isso. Apesar disso, um contato físico e presencial poderá render muito mais para ambas as partes.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias